terça-feira, 22 de maio de 2012

Milhares de pessoas manifestam-se em Iruñea contra os cortes na Educação

Os sindicatos afirmaram que 70% dos centros da ensino público em Nafarroa aderiram à jornada de greve geral convocada para hoje como forma de expressar a rejeição dos cortes no sector educativo. O Executivo navarro, por seu lado, afirma que a adesão foi de 48,75%. Em Iruñea, milhares de pessoas vieram para as ruas.

Professores, estudantes, pais e mães participaram na manifestação em que se juntaram mais de 12 000 pessoas, de acordo com os organizadores, e 4000, de acordo com a Polícia Municipal de Iruñea.

Representantes das organizações sindicais que convocaram a mobilização - LAB, STEE-EILAS, ELA, CCOO, AFAPNA, UGT, ANPE e CSIF - encabeçaram a manifestação, que começou no passeio de Sarasate, frente ao Parlamento navarro, onde se juntaram várias colunas provenientes de diversos bairros da capital, e terminou no Departamento da Educação.

Seguindo atrás de uma faixa em que se lia «Por una educación pública de calidad. Hezkuntzan murrizketarik ez», os manifestantes exibiram outras com palavras de ordem semelhantes, da parte de centros escolares de várias localidades, bem como da Universidade Pública de Nafarroa. / Ver: Gara e Berria

Fotos: hezkuntzan murrizketarik ez [não aos cortes na Educação] (ekinklik.org)

Iruñea: Estudantes e professores contra os cortes na Educação
22 de Maio, Iruñea. Professores e estudantes manifestam-se contra os cortes na Educação. Após a manifestação, um grupo dirigiu-se à sede da UPN e, depois de cortar o trânsito, foi disperso pela Polícia. / Fonte: ateakireki.com