segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Herri Urrats, festa das ikastolas de Ipar Euskal Herria, é no domingo

Decorre neste domingo, à volta do lago de Senpere (Lapurdi), a 29.ª edição da festa das ikastolas do País Basco Norte: Herri Urrats, que este ano tem como lema «Elkartuz zabaldu», ou «L'ouverture en rassemblant», na tradução de Hur Gorostiaga, director da Seaska (Federação das Ikastolas de Iparralde).

Gorostiaga lançou um apelo à solidariedade de todo o País Basco, pois a Herri Urrats representa um «balão de oxigénio» para a Seaska. Este ano, mais uma vez, «tal como no ano passado e no ano que vem», o dinheiro da festa destina-se ao projecto de ampliação do colégio Xalbador, em Kanbo (Lapurdi), uma escola que «está em pleno crescimento, com mais 30 a 40 alunos a cada ano que passa». Mais informação em http://www.herriurrats.com/ e em Le journal du Pays Basque, onde se pode encontrar o programa cultural e musical.

Ver: «Appel à la solidarité pour la 29e édition de Herri Urrats», de Pierre MAILHARIN (Lejpb)

O euskaltegi Arturo Campion, de Iruñea, festeja o seu 40.º aniversário
O euskaltegi Arturo Campion (IKA), de Iruñea, faz 40 anos, e os festejos terão o seu ponto alto no próximo sábado.

«O importante há quarenta anos era começar, pôr mãos à obra, não deixar as coisas para mais tarde. E assim passámos os últimos quarenta anos: ensinando euskara, aprendendo e promovendo o seu uso. Muita gente passou por esta casa e todos eles contribuíram em maior ou menor grau para fazer esta longa trajectória», explicou a directora, Sagrario Alemán.

Destacou que o euskaltegi nasceu para «euskaldunizar Iruñea, ensinar euskara, lutar para que todos o falemos e se oiça nas nossas ruas», tendo acrescentado que «ainda não podemos relaxar, pois há muito trabalho para conseguir uma Pamplona bascófona. Facilmente passaremos mais quarenta anos empenhados no nosso propósito de euskaldunizar adultos, proporcionando dessa forma aos rapazes e raparigas que estudam no modelo D um ambiente em que possam não apenas aprender correctamente euskara, mas também usá-lo». [No dia 12 há festa; ver programa no Gara ou em ikacampion]