terça-feira, 29 de maio de 2012

O Tribunal de Pau aprovou a extradição de Manu Azkarate

Segundo informou o diário digital kazeta.info, o Tribunal de Pau aprovou a extradição de Manu Azkarate, na sequência do parecer favorável dado pela magistrada Dominique Jeol na sessão de 15 de Maio.

A advogada de defesa, Maritxu Paulus-Basurko, enfatizou as lacunas do processo emitido pelas autoridades de Madrid ao longo do julgamento, tendo considerado que, caso fosse aprovada, a extradição violaria o artigo 3.º da Convenção Europeia dos Direitos do Homem. Contudo, o Tribunal considerou irrelevantes os argumentos da defesa e decidiu aprovar a extradição.
A advogada de Azkarate vai recorrer para o Supremo Tribunal. / Fonte: Gara

Xabi e Oroitz, detidos em França, levados de Baiona para Paris
Xabier Aranburu Sagarminaga (Ondarroa, 1979) e Oroitz Gurrutxaga Gogorza (Orereta, 1981) foram levados hoje à tarde da esquadra de Baiona para Paris, onde serão presentes a um juiz.

Ontem, perante a detenção de um filho da terra, apareceram muitas fotos de Xabi nas paredes de Ondarru e também faixas a exigir a sua libertação - que depois foram retiradas por alguns, e que voltaram a aparecer.
Ao fim do dia, houve manifestação bastante participada pelas ruas da localidade costeira biscainha, com centenas de pessoas a exigirem a libertação dos detidos nas Landes.
Mais tarde, por volta das 22h00, houve ainda uma «caçarolada», para que a vontade do povo se fizesse ouvir bem.

Para hoje, às 19h30, estava convocada uma sessão plenária na Câmara Municipal de Ondarroa para abordar as detenções; para as 20h00, estava marcada uma assembleia informativa na Alameda. / Fonte: Turrune! e EinDaigunBidi
De acordo com o diário Gara, em Orereta, localidade de Gurrutxaga, ontem 500 pessoas manifestaram-se em protesto contra a sua detenção.

Ver também: «No es 2008, es 2012», de Ramón SOLA (Gara)

Iruñeko Alde Zaharra Eguna: preso eta iheslariak herrira!
No Dia da Parte Velha de Iruñea [Pamplona], solidariedade com os presos políticos e os refugiados do bairro. / Fonte: ateakireki.com

O juiz dá luz verde ao regresso de Filipe Bidart a casa
Segundo o Gara conseguiu apurar, o Tribunal de Apelação de Paris rejeitou o recurso apresentado pelo magistrado do MP contra a autorização concedida a Filipe Bidart para residir na sua terra natal pelo juiz de Aplicação de Penas, a 29 de Março último.
No seu recurso, o magistrado defendeu que o ex-preso devia esperar até ao fim da pena a que fora condenado - 2014 - para regressar a casa. O advogado do baigorriarra defendeu que Bidart, em liberdade condicional desde 2007, cumpre todas os requisitos para que a autorização lhe seja concedida.
Em Abril último, realizou-se a campanha Filipe Aska!, que visava reunir apoios em torno do direito de Bidart a regressar a casa. Muitos partidos e representantes políticos de ideologias diversas expressaram-lhe o seu apoio. / Fonte: Gara