sexta-feira, 18 de maio de 2012

Imputados da D3M e do Askatasuna reclamam ao Governo espanhol a derrogação das «leis de excepção»

Os arguidos no caso da D3M e do Askatasuna deram uma conferência de imprensa hoje de manhã em Bilbo para fazer uma avaliação do julgamento que ontem terminou em Madrid e no qual o magistrado do MP continuou a acusar nove pessoas de «pertença» à ETA e outras duas de «colaboração». Por outro lado, deixou cair a acusação de colaboração antes formulada contra Aitor Liguerzana e Fernando Antia.

Arantza Urkaregi e Amparo Lasheras, que foram as porta-vozes dos processados, mostraram-se convencidas de que vão «ganhar» este julgamento com uma absolvição, o que significará que «se fez justiça» e que o Governo espanhol «irá tentar dar alguns pequenos passos para aproveitar» a situação criada em Euskal Herria.

Voltaram a afirmar que o único crime que cometeram foi o de apresentar uma proposta eleitoral abertzale e de esquerda aos cidadãos e que no julgamento ficou provado que as Forças de Segurança do Estado investigavam as actividades «de carácter político e público» dos arguidos, como conferências de imprensa ou se tinham sido membros da mesa eleitoral ou delegados.

Neste sentido, criticaram o facto de, com base na teoria de que «tudo é ETA», serem acusados de fazer parte da «rede institucional» da organização armada.

Lasheras pediu o «arquivamento» de todos os «julgamentos políticos» a decorrer.
«Que mais ninguém possa ser julgado por defender ideias políticas e por trabalhar em prol de projectos independentistas», afirmou Lasheras, que também exigiu ao Governo espanhol que ponha fim a todas as «leis de excepção».

Tomou ainda a palavra Fernando Antia, representante legal da D3M na junta eleitoral de Araba, realçando o facto de o Ministério Público ter retirado a acusação «à única pessoa» que neste caso teve uma «ligação directa à D3M». / Fonte: Gara

Ver também: «Auzipetuek "proiektu politiko ororentzako eskubide guztiak" errespetatzeko eskatu diote Espainiari» (Berria)

Leitura:
«Euskal Herria-Torrejón-Lavapiés», de Amparo LASHERAS (boltxe.info)
Momentos que hicieron de Torrejón o de Lavapiés un lugar de amigos, generoso y reivindicativo, con solidaridad de pueblo y de clase, donde el futuro y la lucha de Euskal Herria es mucho más que una noticia tergiversada.