terça-feira, 29 de maio de 2012

Milhares de pessoas manifestam-se em Iruñea contra os cortes na Educação

Milhares de pessoas manifestaram-se em Iruñea em ambiente de festa e de reivindicação, com o lema «Por una educación pública de calidad. Murrizketarik ez». Os organizadores calculam que tenham participado na mobilização umas 12 000 pessoas, enquanto a Polícia Municipal baixa esse número para 5000.

Na manifestação, que começou ao meio-dia no Sarasate Pasealekua e terminou cerca de uma hora depois no mesmo local, participaram membros de toda a comunidade educativa, que fizeram ouvir palavras de ordem em defesa da qualidade do ensino público e contra os cortes, como «mintiendo y recortando van privatizando», «la escuela pública no se vende» ou «¿pase foral? zergatik ez?».

Durante o protesto, que foi vigiado por um importante dispositivo policial, ainda se ouviram palavras de ordem como «no a los recortes en educación», «por la educación, Iribas dimisión», «menos jefaturas más educación», «las tijeras en sus dietas» ou «sin sustituciones la escuela no funciona».

Junto ao Parlamento foral, grupos de manifestantes, na sua maioria estudantes, protestaram sentando-se no chão por diversas vezes, para depois fazerem o resto do percurso. A esta mobilização central foram-se juntando colunas provenientes de diversos bairros de Iruñea e de localidades de Iruñerria [Comarca de Pamplona].

Não é San Fermin, é San Grebin
Uma das acções anteriores à manifestação mais vistosas teve lugar na Alde Zaharra, onde, vestidos com roupa típica das festas de San Fermin, os manifestantes levaram a cabo um «encierro recortado», em que não faltaram os touros nem os cânticos, neste caso a «San Grebin», a quem pediram, «com toda a razão, que anule os cortes, e não apenas na Educação».
Para além disso, para hoje estava também convocada uma greve dos docentes em Nafarroa, que, de acordo com os sindicatos, teve uma adesão de 60%. / Mais info: Gara

Greve na Educação
Fonte: ateakireki.com