Ontem de manhã, a Ertzaintza despejou a casa ocupada La Maison, situada no n.º 30 da Tenderia kalea, na Alde Zaharra bilbaína. A acção era iminente, já que o tribunal de instrução n.º 5 de Bilbo tinha tornado pública a ordem de despejo no dia 4 deste mês.
No vídeo, concentração na Parte Velha de Bilbo contra o despejo, na qual os jovens criticam este modelo de gestão urbana que favorece a especulação, os despejos e a proliferação de casas vazias nas cidades, referindo, a título de exemplo, que em Bilbo existem 17 mil casas vazias e que em Euskal Herria ocorrem sete despejos por dia. Contra este modelo capitalista podre, gora okupazioa! Viva a ocupação!
Concentração de protesto contra o despejo de La Maison, em Bilbo
Fonte: SareAntifaxista e BilboBranka
Afirmam que o PNV «criminaliza» a Gazte Asanblada de Amurrio
A Amurrioko Gazte Asanblada criticou a atitude da Autarquia de Amurrio (Araba), nas mãos da jeltzale Josune Irabien, a quem acusam, juntamente com a sua força política, de «criminalizar» o trabalho de uma parte da juventude da localidade e de colocar obstáculos aos actos que organiza.
É neste contexto que fontes da Gazte Asanblada entendem os «mil entraves» colocados pelo governo municipal em relação às cerimónias do seu quinto aniversário, de que são exemplo o facto de não os terem deixado montar txosnas [barracas das festas] ou não lhes terem facultado meios; as mesmas fontes salientam que o capítulo mais recente é acusar os jovens de não deixarem dormir os moradores de uma praça e de terem falsificado um edital.
Recordam que há nove jovens a aguardar julgamento e três com multas de 300 euros por causa da ocupação e do despejo do passado mês de Março, e anunciam mobilizações para responder a essa situação. / Fonte: Gara / Ver nota de imprensa em gazteiraultza.info