segunda-feira, 28 de maio de 2012

Por iniciativa do PP, a Mesa do Parlamento proíbe um acto da Nafarroa Bizirik

A Mesa do Congresso tomou a decisão de anular o acto previsto para amanhã nas instalações da Câmara Baixa, numa reunião urgente convocada pelo presidente, Jesús Posada, depois de o porta-voz do PP, Alfonso Alonso, lhe ter solicitado, por carta, que reconsiderasse a cedência da sala, argumentando que entre os seus promotores há um membro «histórico» da ETA e um ex-preso político basco.

Num comunicado, esta plataforma criticou o facto de se negar aos representantes políticos do Congresso a «oportunidade de conhecer em primeira mão o trabalho que está a ser realizado em torno da recuperação da memória histórica relacionada com os acontecimentos de 1512: Conquista de Navarra e perda da sua soberania».
Para além disso, lamentam a «atitude tomada pelos representantes de UPN e PP», que, no entender deste colectivo, «fogem ao debate sobre esta questão com um discurso difamatório». Anunciaram ainda uma conferência de imprensa para amanhã, às 12h30, frente às portas do Congresso espanhol.

Também em comunicado, a coligação Amaiur criticou a proibição, tendo referido que «mais uma vez ficou patente a postura totalitária de PP e UPN, ao impedirem que um debate sobre a história de Euskal Herria, e de Navarra em particular, se possa realizar no Congresso dos Deputados». «Estamos perante um acto claro de censura maquilhada, com uma argumentação ridícula e apenas defendida pelo PP», afirma.
O PNV e o Geroa Bai também criticaram a decisão. / Ver: Gara

Ver também: «Nafarroa Birizik taldearen prentsaurreko bat debekatu du Kongresuko Mahaiak» (Berria)

«Criminaliza que algo queda» (Sanduzelai_Leningrado)

Hitler... furioso com a Nafarroa Bizirik!
O lip-dub popular gravado nas ruas de Iruñea teve como um dos seus principais objectivos convidar os cidadãos bascos a encher as ruas da capital de Euskal Herria no próximo dia 16 de Junho. Recentemente, o lip-dub passou a ter legendas também em alemão, e, talvez por isso, Hitler ficou a par da existência do programa da Nafarroa Bizirik. Tal como aconteceu a outros «pequenos Hitleres» que há pelas terras navarras e regiões adjacentes, a coisa não lhe caiu lá muito bem.

Ekainak 16, denok Iruñera! Dia 16 de Junho, marcha nacional em Iruñea [Pamplona]! / Fonte: bizirik2012.net / Mais info: 1512-2012 Nafarroa Bizirik