terça-feira, 29 de maio de 2012

Onze pessoas julgadas em Donostia por uma acção de protesto contra o TGV

Decorreu hoje em Donostia o julgamento de onze pessoas que participaram numa acção de protesto contra o TGV a 3 de Agosto de 2008 na capital guipuscoana. Seis delas acorrentaram-se a bidões cheios de cimento, parando o trânsito na cidade durante várias horas, para, dessa forma, chamar a atenção para a destruição associada às obras do TGV.

Hoje, no decorrer do julgamento, os arguidos chegaram a acordo com o magistrado do MP, sendo que nenhum deles terá de cumprir pena de prisão.

À frente do tribunal, juntaram-se 40 pessoas em protesto contra a repressão e os julgamentos constantes de que são alvo os activistas contra o TGV. Trata-se de uma repressão crescente e cada vez mais agressiva, que não se limita à violência policial e que está a procurar asfixiar a luta contra o TGV através de penas de prisão e multas avultadas, em julgamentos sucessivos.

Para além do julgamento de hoje, há vários casos pendentes em que as penas solicitadas pelo MP são enormes. Exemplos disto são os casos relativos à acção levada a cabo nas minas de Itsasondo em 2010, ou os 4 e 6 anos de prisão pedidos para os tartalaris que acertaram em Yolanda Barcina. / Fonte: boltxe.info