sexta-feira, 4 de maio de 2012

O LAB anuncia uma resposta «contundente» após as detenções relacionadas com a greve geral

Sindicalistas do LAB concentraram-se hoje em frente à Delegação do Governo para protestar contra as detenções que se verificaram em Nafarroa na sequência da greve geral de 29 de Março e para anunciar «mobilizações contundentes e amplas» contra esse «ataque».
Assim se manifestou em declarações aos jornalistas o coordenador do LAB em Nafarroa, Igor Arroyo, numa concentração em que também participou o deputado da Amaiur Sabino Cuadra, que se solidarizou com todos os detidos (mais de trinta, os cinco últimos ontem) e denunciou «a actuação da Polícia e de quem nela manda».
Arroyo, acompanhado pelos também membros do sindicato Expe Iriarte e Saul Arangibel, tentou, sem êxito, reunir-se com a delegada do Governo, Carmen Alba, para assim lhe transmitir o seu posicionamento face a estas detenções e «pedir-lhe contas». À porta da Delegação, deram-lhes um endereço de correio electrónico para poderem solicitar essa reunião. / Notícia completa: ateakireki.com

A maioria dos sindicatos bascos convoca uma greve no sector público para 31 de Maio
Os sindicatos ELA, LAB, STEE-EILAS e ESK convocaram para dia 31 de Maio uma jornada de greve no sector público do País Basco Sul, em defesa de «serviços públicos universais, gratuitos e de qualidade».
Os quatro sindicatos reclamaram às instituições da CAB e Nafarroa que não apliquem «as medidas de Madrid» e deixem sem efeito «as medidas restritivas tomadas até agora». «Não basta só fazer lindos discursos», avisaram numa conferência conjunta em Bilbo. Reivindicaram ainda políticas de criação de emprego e a modificação das políticas fiscais, reforçando os serviços públicos, «mais necessários que nunca». / Ver: Gara