Depois de se reunir, ontem e hoje, em Bilbo, com representantes políticos, sociais e sindicais, os membros da Comissão Internacional de Verificação (CIV) tornaram pública uma nota na qual referem que, durante estas reuniões e desde a sua última visita oficial, em finais de Janeiro, a Euskal Herria, a CIV «pôde constatar que a ETA continua a respeitar o seu compromisso com o fim da violência».
Nos «contactos directos» que manteve com a ETA, a CIV afirma ter recebido «uma mensagem da organização na qual comunica que está preparada para dialogar sobre uma série de questões práticas relevantes para a consolidação do processo».
Das reuniões realizadas nestes dois dias, conclui que «se continuam a dar avanços para a consolidação da paz» em Euskal Herria, e encoraja todos os representantes políticos e sociais e «todos os agentes relevantes» a «manterem um diálogo fluido».
Os verificadores expressam o seu desejo de «continuar a ampliar as relações de trabalho positivas já estabelecidas» em Euskal Herria e afirmam que vão continuar a trabalhar «com determinação e imparcialidade» com o objectivo de «contribuir para esta oportunidade histórica de uma paz duradoura». / Notícia completa: Gara
Outro Verão quente em Nafarroa... Começa a criminalização
A solidariedade não é um crime!
Gara, la Txantrea auzoa - Iruña * E.H.
A Polícia espanhola enviou à Audiência Nacional espanhola a informação referente aos «incidentes que se verificaram» no fim-de-semana passado no bairro iruindarra da Txantrea «por possível apologia do terrorismo», segundo informou ontem a Delegação do Governo espanhol, que acrescentou que apareceram «bandeiras a favor da ETA e fotografias de presos terroristas junto à tenda em torno da qual se concentravam as celebrações». / Fonte: SareAntifaxista