domingo, 28 de outubro de 2012

21 sindicalistas do LAB vão ser julgados por protestarem contra os despedimentos, a precariedade e a exploração na Torre Iberdrola

Na sexta-feira passada, o sindicato LAB deu uma conferência de imprensa para denunciar o «jogo sujo» da Iberdrola e o indiciamento de 21 sindicalistas por uma acção de protesto pacífica, que vão ser julgados no dia 29.

No dia 22 de Março, para denunciar os despedimentos que estavam a acontecer na empresa Konecta, subcontratada pela Iberdrola, diversos membros do LAB realizaram uma acção pacífica de protesto à porta da Torre Iberdrola, em Bilbo. Deslocaram-se ali com o propósito de solicitar uma reunião e, enquanto esperavam pela resposta, sentaram-se no chão. Em vez de uma reunião... apareceu a Ertzaintza, que expulsou do edifício as pessoas que participaram na acção, e fizeram queixa delas. Foram imputadas 21, acusadas de desordens públicas.

Agora, os 21 processados podem ser sancionados com 10 a 60 dias de multa, com as multas diárias a oscilarem entre os 10 e os 30 euros: 37 800 euros no total. No final da conferência de imprensa, sublinharam que o LAB «denunciará sempre estes tipo de comportamentos» e que, independentemente das sanções e das imputações, continuará a trabalhar pela garantia dos direitos dos trabalhadores e do povo.

O julgamento é amanhã, às 10h30; à mesma hora, haverá uma concentração frente ao tribunal, na Buenos Aires kalea.

Vídeo da acção de protesto

Fonte: BilboBranka

Notícia mais completa: «Julgam 21 sindicalistas do LAB por um protesto pacífico frente à Iberdrola» (Gara)