quarta-feira, 31 de outubro de 2012

TGV: Mugitu em jejum contra o «esbanjamento» da alta velocidade a partir de 10 de Novembro

O Mugitu!, movimento de desobediência civil contra o TGV, vai realizar um jejum desobediente contra o TGV na Bizkaia, em Gipuzkoa e Nafarroa. Tem início a 10 de Novembro em Bilbo e termina em Iruñea no dia 1 de Dezembro.

Com o lema «El TAV nos deja el plato vacío», o jejum realiza-se de forma rotativa nos três territórios (Bizkaia, Gipuzkoa e Nafarroa), com turnos de uma semana em cada herrialde.

O Mugitu! fez saber que, em associação a esta dinâmica, haverá diversos protestos, concentrações, paródias, conferências, etc., em localidades como Bilbo, Basauri, Galdakao, Durango (Bizkaia), Antzuola, Arrasate, Donostia, Zizurkil, Anoeta, Tolosa (Gipuzkoa), Sakana, Tafalla e Iruñea (Nafarroa), nas quais participarão vários colectivos sociais.

Em conferência de imprensa, o Mugitu! afirmou que o TGV «nos deixa o prato vazio» porque o alto custo económico desta infra-estrutura «constitui uma hipoteca de alta velocidade», lembrando que a sua construção terá como consequência «a destruição de terras férteis». Sublinhou ainda que «a política do cimento e do betão» não é a solução «mas parte da causa que nos conduziu à actual recessão» económica, e que, enquanto as obras do TGV avançam, «avança também a precariedade e a exclusão social» na nossa sociedade.

Por isso fazem um apelo à participação «nesta iniciativa desobediente contra o TGV, tomando parte no jejum e nas actividades de denúncia e de debate». / Ver: ateakireki.com e mugitu