segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Polícia Municipal de Iruñea prende membro da «peña» Muthiko Alaiak por tocar na rua

O grupo municipal do Bildu em Iruñea denunciou a detenção, pela Udaltzaingoa [Polícia Municipal], de um membro da fanfarra da peña Muthiko Alaiak, ocorrida no sábado passado na Alde Zaharra [Parte Velha]. Na nota emitida, o Bildu da capital navarra fez também saber que irá recorrer a todos os meios ao seu alcance para pedir responsabilidades sobre o que se passou.

No sábado passado, dia 20 de Outubro, a fanfarra da Muthiko Alaiak estava a tocar na Estafeta kalea, passava da meia-noite, quando apareceu um furgão da Udaltzaingoa. Assumindo uma atitude «arrogante», a Polícia tentou identificar vários músicos, acabando por deter a pessoa que agiu como mediador.

Foi precisamente esta pessoa que tentou comunicar com os polícias, dizendo-lhes que, conversando, se podia encontrar uma saída para a situação, sem criar conflitos e com outro tipo de atitude. Em vez do «diálogo» proposto, a Polícia pediu-lhe os documentos e o jovem identificou-se verbalmente, recusando-se a mostrar o Bilhete de Identidade; a Polícia levou-o então para a esquadra, onde ficou até às quatro da madrugada, altura em que apareceu o seu advogado.

Para o Bildu de Iruñea, a atitude repressiva da Udaltzaingoa é «inaceitável», quando se trata de uma força «que devia estar ao serviço dos cidadãos e não contra eles». Na nota de imprensa, diz-se que a Udaltzaingoa não pode «chegar de noite a uma rua cheia de gente, de forma arrogante e provocadora e sem o mínimo de respeito, e tratar os cidadãos como se fossem delinquentes». O Bildu Iruñea afirmou que acontecimentos como o deste sábado - e «de tantas outras ocasiões» - têm de acabar, e que vão recorrer a todos os meios para «pedir explicações e exigir responsabilidades». / Fonte: ateakireki.com