terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Behatokia pede soluções para a «zona não bascófona», em Nafarroa

O Behatokia, o Observatório de Direitos Linguísticos, pediu um compromisso aos partidos políticos navarros com vista a encontrar uma solução para o problema dos alunos que querem estudar em euskara na chamada «zona não bascófona», salientaram ontem Garbiñe Petriati e Arantza Haranburu, membros deste organismo, que denunciaram a situação de discriminação que vivem aqueles que residem nesta zona «face à impossibilidade de matricular os seus filhos no modelo D do ensino público».

Salientaram também o facto de, «como consequência destas restrições e impedimentos, as famílias da "zona não bascófona" viverem uma situação urgente», pois os seus filhos vêem-se obrigados a fazer longas viagens de estrada para estudar em euskara.

As representantes do Behatokia reuniram-se com os grupos do NaBai, Bildu e PP, a quem pediram que se comprometam a tomar iniciativas para alterar a «Ley del Vascuence», que está na origem da discriminação do acesso ao ensino em euskara em função do local de residência. Pedem que, enquanto se dão passos nesta direcção, sejam atendidos os pedidos para estudar no modelo D.

Também pedem que neste ano lectivo uma verba do orçamento seja destinada à ajuda das famílias que têm de se deslocar e que os municípios contribuam. / Fonte: Gara / Ver também: Diario de Noticias