terça-feira, 9 de outubro de 2012

Acção do colectivo Pilotariak na Audiência de Iruñea pela libertação de Inés de Río

Um grupo de activistas do colectivo Pilotariak entrou hoje de manhã na Audiência Provincial de Nafarroa, onde realizou uma acção pela libertação de Inés de Río.

Às 11h00, três activistas acorrentaram-se a uma dependência do primeiro andar do edifício, enquanto outro lançava panfletos e um quinto colava autocolantes contra a pena perpétua e pela libertação das presas e dos presos que já cumpriram a pena.

Recorde-se que a presa política Inés del Río (Tafalla, Nafarroa) se encontra há 25 anos na prisão, mesmo depois de ter cumprido na íntegra a pena a que foi condenada e depois de o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem ter decretado a sua libertação, em Julho último.

Na mesma situação encontram-se mais 66 presas e presos políticos bascos, alguns dos quais com doenças graves, que deviam também estar em liberdade e que continuam presos em virtude da aplicação da doutrina 197/2006, do Supremo Tribunal espanhol. / Notícia completa: boltxe.info / Vídeo: Acção do Pilotariak

Ongi etorri a Josu Esparza

No bairro da Txantrea, em Iruñea. / Fonte: lahaine.org
De acordo com o portal Ateak Ireki, a Polícia espanhola ocupou o bairro da Txantrea para impedir a realização do acto político, mas o ongi etorri a Josu Esparza acabou por ter lugar. Ongi etorri, Josu!