segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O EH Bildu põe os seus 21 deputados ao serviço da normalização política e dos direitos sociais

O EH Bildu fez uma leitura positiva dos resultados obtidos nas eleições de ontem, tendo destacado o facto de o Parlamento de Gasteiz contar com uma representação maioritariamente abertzale, face ao «fracasso» das forças constitucionalistas. Anunciou que irá colocar os seus 21 assentos parlamentares ao serviço da normalização política e dos direitos sociais.

20 dos 21 candidatos e candidatas do Bildu que conseguiram um assento no Parlamento de Gasteiz compareceram hoje em Donostia para fazer um balanço dos resultados eleitorais conseguidos pela coligação.

Na conferência de imprensa, Laura Mintegi fez uma leitura «muito boa» do resultado alcançado, tendo salientado o facto de a representação abertzale na Câmara de Gasteiz ser maior que nunca, face ao «fracasso» das forças constitucionalistas.

Sublinhou que o modelo de «autonomia submissa e submetida às imposições de Madrid» teve um «claro retrocesso», já que a sociedade basca decidiu que «dois de cada três deputados» eleitos sejam abertzales e façam política «em clave de nação».

«Não vamos seguir as medidas do Governo. Pensaremos como país de forma autónoma», vincou Mintegi, que se mostrou convencida de que o Estado espanhol «tem um problema, na medida em que duas nações reivindicam um direito reconhecido» na Declaração Universal dos Direitos do Homem e que, desse modo, se «ajusta à legalidade». / Notícia completa: naiz.info

ENTREVISTA a MARIBI UGARTEBURU (info7 Irratia)
A porta-voz da esquerda abertzale e desde ontem deputada eleita do EH Bildu para a Câmara de Gasteiz avalia os resultados da coligação soberanista.

2012ko URRIAren 21eko EAEko HAUTESKUNDEAK
Resultados por território (e todos os municípios): Araba / Bizkaia / Gipuzkoa

O voto na união de forças independentistas nas últimas eleições da CAB (forais, estatais, autonómicas)