quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pena perpétua: 200 profissionais do direito exigem o fim da aplicação da doutrina do Supremo

Conferência de imprensa em Iruñea

As advogadas Ainhoa Baglietto e Amaia Izko deram hoje uma conferência de imprensa em Iruñea para analisar em profundidade a actual situação sobre a doutrina 197/2006, o caso de Inés del Río e os 20 recursos apresentados na segunda-feira passada por presos a quem também foi aplicada de facto a pena perpétua. Para além disso, apresentaram um manifesto, subscrito por inúmeros profissionais da área do direito, contra a aplicação da doutrina 197/2006 (conhecida como «doutrina Parot»). / VER: ateakireki.com

Adiado o julgamento de Antton Troitiño em Londres
O julgamento relacionado com a extradição para o Estado espanhol de Antton Troitiño, detido em Londres em Junho último, foi ontem adiado para Janeiro do ano que vem, aguardando que o Tribunal de Estrasburgo se pronuncie sobre a «doutrina Parot» que lhe foi aplicada. Entretanto, o preso donostiarra irá continuar em prisão preventiva no cárcere londrino de alta segurança de Belmarsh, depois de o juiz ontem ter recusado, pela terceira vez, a libertação sob fiança de Troitiño. (Gara)

Dia 25, em Ortuella, vai pedir-se a libertação de Patxi Gomez
Em relação à iniciativa solidária, toda a informação no cartaz. (herrira.org)
Patxi Gomez, natural de Ortuella (Bizkaia), saiu em liberdade condicional em 2002, depois de ter cumprido 3/4 da pena. Esteve em liberdade um ano e quatro meses, voltando a ser encarcerado, depois de a AN espanhola assim o ter decretado - marcaram-lhe a saída para 2006. Mas depois foi-lhe aplicada a «doutrina Parot»! A defesa recorreu e Patxi saiu da cadeia em 2009, considerando a AN que já tinha cumprido integralmente a pena a que fora condenado. A Procuradoria recorreu da sua libertação e em Dezembro de 2009 o Supremo espanhol decretou o prolongamento da sua pena em mais dez anos! No dia 9 de Fevereiro deste ano, Patxi Gomez voltou a ser encarcerado. Patxi kalera! Patxi askatu!

Elkartasuna: começa amanhã e prolonga-se até domingo a Feira da Cerveja de Beasain
O Festival da Cerveja que o Herrira de Goierri (Sudeste de Gipuzkoa) organizou decorre de 18 a 21 de Outubro em Beasain. Ali, é possível provar 30 cervejas diferentes.
O dinheiro que se conseguir juntar será usado para aliviar os gastos resultantes da política de dispersão e da política prisional de um modo geral. (herrira.org) / Vídeo de apresentação