domingo, 21 de outubro de 2012

Nafarroa Oinez, a festa das ikastolas navarras, foi hoje em Zizur Txikia

Com a realização da edição de 2012 da Nafarroa Oinez, a festa das ikastolas navarras, em Zizur Txikia preparou-se uma ampla oferta para euskaltzales de todas as idades. A principal novidade deste ano foi a Ekotxosna, com menus ecológicos e vegan.

O percurso da Nafarroa Oinez, com 8,5 km de comprimento e cinco zonas diferentes, abriu às 10h00, depois de uma cerimónia de abertura emocionante em que as crianças e os alunos da ikastola San Fermin foram os protagonistas. Por seu lado, os organizadores da festa realçaram «o trabalho de grupo» no trajecto de 40 anos desta instituição de ensino.

Para hoje, foram agendados mais de 30 concertos e muitos outros espectáculos. O objectivo da San Fermin ikastola era juntar dinheiro para aumentar o edifício onde estudam os alunos do Ensino Secundário.

No entanto, os organizadores da festa, num primeiro balanço, já anunciaram que os objectivos não foram atingidos, em grande medida devido ao impacto negativo das intensas chuvas dos últimos dias. Assim a San Fermin Ikastola fez um apelo a todos os euskaltzales que não se deslocaram a Zizur Txikia para que contribuam.

Por outro lado, na Nafarroa Oinez fez-se questão de agradecer e enfatizar o trabalho da Euskalerria Irratia e estava prevista uma homenagem à organização Jakiunde.

Para o ano que vem, a Nafarroa Oinez será em Tutera; em 2014, em Zangoza. / Fonte: naiz.info / Vídeo: Nafarroa Oinez Zizur Txikian / Fotos: San Fermin ikastolaren alde