quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bake Bidea e esquerda abertzale denunciam detenção de Saul Curto, e em Zorrotza houve manifestação pela sua liberdade

Saul Curto, bilbaíno detido na segunda-feira passada pela Polícia francesa na localidade de Puy-Saint-Gulmier (Frantzia), acusado de ligação à ETA e de viajar num veículo com matrícula falsa, continua incomunicável na esquadra. O movimento Bake Bidea denunciou de forma veemente o facto «de ambos os estados continuarem a recorrer à repressão neste novo contexto político».
Na mesma linha, a esquerda abertzale da Bizkaia afirmou que «a detenção do militante independentista» põe em evidência «a atitude imobilista dos dois governos», «mais ainda quando o último conflito da Europa entrou na agenda internacional». Tanto o Bake Bidea como a esquerda abertzale pediram aos estados espanhol e francês que entrem na senda da «resolução».

No bairro de Zorrozta (Bilbo), onde Saul vive, 150 pessoas participaram ontem ao fim da tarde numa manifestação para exigir a sua libertação. No final da mobilização, as pessoas do bairro afirmaram que a detenção mostra mais uma vez que, «enquanto a esquerda abertzale e todo o País Basco fazem uma clara aposta na paz, a vontade dos estados opressores espanhol e francês é prolongar o conflito e o sofrimento». Para a próxima terça-feira (19h30) foi convocada nova manifestação. (Ver: Gara e BilboBranka)

A Ertzaintza carregou sobre os presentes no ongietorri a Urtzi Azpiroz, em Andoain
O preso político basco Urtzi Azpiroz foi libertado ontem à tarde, e, à chegada a Andoain (Gipuzkoa), foi recebido por muitos conterrâneos. Já passava da meia-noite quando as pessoas se juntaram para o ongietorri; então, a Ertzaintza apareceu e carregou para dispersar o ajuntamento.
O próprio Azpiroz e a sua companheira estiveram em poder da Ertzaintza alguns minutos, afirmaram testemunhas.
O periódico Aiurri divulgou a notícia. Para a Ertzaintza, o ajuntamento era ilegal, pelo que irá instaurar um processo. Testemunhas relataram que um jovem teve de ser levado para o hospital, ferido na cabeça por uma bastonada. / Fonte: Berria / Fotos: aiurri

Uribetxebarria deixa o hospital e regressa a casa, em Arrasate
Iosu Uribetxebarria deixou ontem o Hospital Donostia, onde esteve internado durante os últimos meses, e regressou a casa, em Arrasate (Gipuzkoa), 16 anos depois.
Muito magro e com txapela, o ex-preso, que foi libertado devido a uma doença grave, saiu do centro hospitalar às 19h25 acompanhado pelo seu irmão. Depois de tratar de algumas questões processuais em Martutene, viajou até à sua terra, onde era aguardado por conterrâneos e amigos, como o ex-preso Jon Agirre. / Fonte: Gara / Fotos: Uribetxebarria por fim em casa