segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cresce o apoio à manifestação de 10 de Novembro em Baiona pelos direitos dos presos e dos refugiados políticos bascos

Para o movimento Herrira, há que sublinhar todo o apoio que a convocatória para a manifestação nacional de Baiona tem estado a receber nas últimas semanas. Agentes políticos, sindicais e sociais de todo o País Basco expressaram a sua adesão à iniciativa, e todos os dias surgem novos nomes de agentes e cidadãos que vão participar na manifestação.

Hoje, o Herrira fez saber que, entre as pessoas que dão o seu apoio à manifestação e fazem um apelo à participação, constam mais de 150 eleitos: senadores, deputados, conselheiros, vereadores e 40 autarcas, como os de Biarritz, Senpere, Aldude, Azkarate, Lekuine, Aloze, Izpura, Lehutze, Gamarte, Behorlegi, Maule, Zuraide, Urepele, Sara ou Donazaharre.

A manifestação, que terá como lema «Giza eskubide guztiak, euskal preso eta iheslariak Euskal Herrira!» [Todos os direitos humanos, os presos e os refugiados bascos para o País Basco!], partirá às 15h30 da Euskaldunen plaza / Place des Basques. / Ver: naiz.info e ateakireki.com / Lista completa de eleitos em herrira.org

Em Burlata denunciam a detenção de Izaskun Lesaka e Joseba Iturbide
Tanto a esquerda abertzale como o Aralar denunciaram as detenções dos militantes bascos, fazendo simultaneamente um apelo ao diálogo e contra a repressão.
Ontem à noite, várias dezenas de habitantes de Burlata (Nafarroa), incluindo os familiares de Izaskun Lesaka, participaram na assembleia informativa que se realizou na Praça das Askas. Na assembleia, foi dito que a militante independentista de Burlata e Joseba Iturbide, natural de Lesaka, foram levados para a esquadra de Dijon, onde permanecem incomunicáveis.

De acordo com a legislação francesa, ambos podem ser interrogados por agentes da Polícia Judiciária durante quatro dias - a partir do momento da sua detenção - antes de serem presentes a um juiz em Paris. Para além disso, os familiares referiram que ninguém os tinha informado de nada, pelo que desconheciam a situação de Izaskun.

À assembleia seguiu-se uma concentração, na qual os participantes levavam velas acesas e cartazes em que se pedia a libertação dos detidos ou o fim da estratégia repressiva dos estados espanhol e francês. Depois, apareceram dois furgões da Polícia, pelo que as pessoas ali concentradas se viram obrigadas a dividir-se em vários grupos com menos de 20 pessoas para poderem prosseguir com o seu protesto, que seguiu pela Calle Mayor.

Para hoje, segunda-feira, foi convocada uma nova assembleia (20h00); estas irão continuar a realizar-se enquanto durar o período de incomunicação. / Fonte: burlataHerria via ateakireki.com

Ver também: «Madrid e Paris posicionam-se contra a paz» (SareAntifaxista)
Nenhum dos estados renunciou ao recurso à violência contra Euskal Herria nos últimos anos