A candidata a lehendakari do EH Bildu, Laura Mintegi, fez um apelo a «todos os soberanistas de esquerda deste país» para que «reivindiquem um estado basco livre na Europa» no acto nacional que terá lugar no próximo dia 13 de Outubro, às 17h30, no BEC de Barakaldo (Bizkaia).
«Nesse dia, Madrid e Paris vão ouvir o este povo exige, e recomendamos-lhes que estejam atentos», referiu, para precisar que ali se vai «dizer de forma clara e directa que queremos ser um estado livre na Europa a quem não nos quer ouvir, a quem sequestra os nossos direitos em nome da Constituição que nos impõem».
Na apresentação do acto, em Bilbo, Laura Mintegi esteve acompanhada por outros membros da coligação: Pello Urizar, secretário-geral do EA; Dani Maeztu, deputado do Aralar no Parlamento de Gasteiz; Maribi Ugarteburu, porta-voz da esquerda abertzale; Amaia Agirresarobe, porta-voz do Alternatiba; e os deputados do Parlamento navarro Maiorga Ramírez, Bakartxo Ruiz (Bildu) e Asun Fernández de Garaialde (Aralar).
A candidata deixou expressa a vontade do EH Bildu «construir o estado basco à esquerda, com a participação de todos e todas e para todos e todas». «Não queremos a independência para insistir nas mesmas políticas neoliberais, que não trazem qualquer saída - referiu. Vamos cortar os laços com quem governa sob o mandato dos mercados e das finanças».
Salientou o facto de o acto de dia 13 contar com o apoio das forças abertzales de Ipar Euskal Herria e pediu às pessoas que encham o recinto do BEC (tem capacidade para 15 000).
Em relação à profunda crise que os cidadãos estão a sofrer sem terem responsabilidade na mesma, disse que «deixou a descoberto o fracasso» do modelo económico e do modelo territorial e institucional actual, defendendo a soberania económica e política para garantir a justiça social. E mostrou-se convencida de que «chegou a hora de Euskal Herria», um momento não isento de «riscos», mas «repleto de oportunidades». / Nerea GOTI (Fonte: Gara) / Mais informação: ehbildu.net
Laura Mintegi: «Sem a força das ruas não seríamos nada»
Entrevistamos Laura Mintegi, candidata a lehendakari pela coligação EH Bildu. Mintegi fala do Alderdi Eguna, do PNV, e das declarações proferidas pelo candidato jeltzale em Foronda. Fala de também sobre o modelo económico e social que a coligação soberanista defende e afirma que «sem a força e a mobilização das ruas não seríamos nada». (Info7 Irratia)
Ver também: «O acosso policial a candidatos independentistas é constante», de Iñaki IRIONDO (Gara)
«O PP corteja o voto racista criminalizando sectores imigrantes», de Iñaki IRIONDO (Gara)