quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Adeus a Txomin Ziluaga na praia de Laga, em Ibarrangelu

Decorreu hoje na praia de Laga (Ibarrangelu, Bizkaia) um acto de homenagem e despedida a Txomin Ziluaga, líder histórico da esquerda abertzale que ontem faleceu no hospital, com 72 anos de idade. Tinha sido internado dois dias antes, na sequência de uma queda.

No acto de homenagem, para além de uma vasta representação da esquerda abertzale, estiveram presentes muitos outros cidadãos, alguns dos quais levaram ikurriñas ou bandeiras vermelhas, bem como cravos vermelhos.

Ontem, num comunicado de imprensa, a esquerda abertzale destacou e agradeceu o seu «contributo humano, político e militante». «O compromisso revolucionário para com o seu país e o seu povo foi o eixo central da vida de Txomin Ziluaga. Esteve na linha da frente da luta pela libertação nacional e social de Euskal Herria». / Fonte: gautegizarteaga.hitza.info e naiz.info

Ver: «Txomin Ziluaga Omenez. Se nos ha ido Txomin Ziluaga. Agur burkide iraultzalea» (boltxe.info)

«HASTA SIEMPRE, "AITITE" TXOMIN ZILUAGA», de Kepa ZUGADI, Fugi, e Iñaki EGILUZ, Palito (companheiros de Txomin) (Gara)
Nosotros erre que erre y llegó la fuga de Segovia. Otra vez a pasarlas canutas: celdas, traslados y mucho sufrimiento. Siete años después de la fuga de Basauri y seis de la de Burgos, otra más. Como tú nos decías: el deber de todo preso es fugarse.