domingo, 28 de outubro de 2012

Milhares de pessoas manifestaram-se em Baiona contra o TGV

Realizou-se ontem na capital de Lapurdi uma nova manifestação - a quarta - contra o TGV, organizada por colectivos e associações populares que pedem o abandono do novo projecto. De acordo com os convocantes, estiveram presentes cerca de 10 000 pessoas; a Polícia disse que os manifestantes eram 2500.

Durante a mobilização que ontem percorreu as ruas de Baiona, entre Lauga e a Subprefeitura, os organizadores afirmaram que a crise económica e as dificuldades de financiamento podem pôr o projecto em causa, mas também enfatizaram que só a mobilização conseguirá «parar este projecto destrutivo e desnecessário». Recentemente, grupos contra o TGV apresentaram 23 652 assinaturas a pedir o seu abandono imediato.

A abrir a marcha iam 107 tractores e atrás da faixa principal seguiam dezenas de eleitos, a maioria dos quais com a faixa tricolor ao peito, e uns quantos com o símbolo da Udalbiltza, que se juntaram assim à reivindicação há já muito feita por associações e por cidadãos. / Ver: Gara e kazeta.info

Fotos: Manifestação contra o TGV em Baiona