As organizações BUIA, Ikasle Abertzaleak e LIM fizeram um apelo aos estudantes para que, dia 26, esvaziem as salas de aula e adiram à greve em defesa de melhores condições de aprendizagem e contra as reformas que estão a ser impostas no sistema educativo. No âmbito da jornada de luta, foi convocada uma manifestação para Bilbo.
Num comunicado recente, a Assembleia de Estudantes Universitários de Bilbau (BUIA), o sindicato Ikasle Abertzaleak da Bizkaia e o Movimento Estudantil de Leioa (LIM) afirmam que não é coisa nova o facto de o actual sistema educativo «não garantir os direitos dos estudantes» e que isso há muito tem sido denunciado.
Por isso, BUIA, IA e LIM consideram necessário fazer frente à imposição da LOMCE e da EU2015, bem como aprofundar, divulgar e unir as lutas dos estudantes, para mais facilmente poderem atingir o sistema e construir aquilo que defendem. O objectivo - afirmam - é continuar a organizar os estudantes e elevar a sua consciência, «único caminho para garantir uma Educação do povo para o povo». / Ver: uriola.eus / topatu.eus