No dia 20 de Novembro, faz 31 anos que os fascistas mataram Santi Brouard no seu consultório de pediatra, em Bilbo, e passam 26 anos sobre o assassinato de Josu Muguruza, outro militante da esquerda abertzale, num restaurante de Madrid. Para esse dia, o Sortu agendou uma manifestação, que parte do local onde ficava o consultório de Brouard.
Com esta iniciativa o Sortu quer homenagear «o contributo humano e político» dado por Brouard e Muguruza à esquerda abertzale, afirmaram os porta-vozes Amaia Izko e Mikel Etxaburu numa conferência de imprensa dada na semana passada na capital biscainha, tendo acrescentado que, dessa forma, querem também reconhecer o trabalho de tantos outros militantes: «Milhares de homens e mulheres que militaram e militam na esquerda abertzale tendo como horizonte a independência e o socialismo. Essa é a nossa ferramenta mais preciosa», salientaram.
Sob o lema «Zuen ametsa, gure iparra. Independentzia eta sozialismoa» [Os vossos sonhos, o nosso norte. Independência e socialismo], a manifestação parte às 19h30 do local onde ficava o consultório de pediatria de Brouard (Errekalde zumarkalea-Juan de Ajuriagerra). Como é habitual, haverá deposição de flores junto aos monumentos que evocam Muguruza (às 12h30, em Errekalde) e Brouard (às 13h00, em Ametzola). / Ver: uriola.eus