domingo, 15 de novembro de 2015

Etxerat lança campanha para apoiar economicamente familiares dos presos

Apoiados por figuras conhecidas como Peio Zabala, Endika Guarrotxena e Xabier Solano, familiares de presos e refugiados políticos bascos apresentaram ontem, 14, em Donostia, a campanha Etxerat Lagun, que é um convite à sociedade basca para que os ajude num momento particularmente difícil: fazer frente à «asfixia económica» provocada pela dispersão, ao «bloqueio das ajudas institucionais e tentativas de ilegalização».

Patricia Vélez e Urtzi Errazkin, porta-vozes da Etxerat, afirmaram que «a tentativa de apagar e silenciar a associação, as tentativas de ilegalização, o bloqueio das ajudas institucionais, a proibição de aceder a espaços públicos municipais, as multas e, naturalmente, a asfixia económica de quem é o principal sustento da Etxerat, familiares e amigos de presos e refugiados, os conduziram a uma situação económica difícil».

Vélez e Errazkin explicaram que a principal fonte de receitas são as quotas dos associados da Etxerat, na sua grande maioria pessoas que já enfrentam enormes despesas devido à política de dispersão e a quem a associação não pode exigir maiores esforços. É por isso que a Etxerat pede apoio, que se traduzirá em quotas mensais não sujeitas a um valor mínimo ou fixo.

Como tornar-se Etxerat Lagun
Quem quiser tornar-se Etxerat Lagun pode fazê-lo através do portal da Etxerat – www.etxerat.eus –, onde poderá fazer o donwnload da folha de inscrição, que, uma vez preenchida, deverá ser enviada à Etxerat por correio comum ou electrónico. / Mais info: naiz