O sindicato Ikasle Abertzaleak, em conjunto com outras organizações estudantis integradas na plataforma Para Los Pueblos, promove a realização do «Forum To Fight», nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro, na comarca alavesa de Aiaraldea. Com esta iniciativa, os estudantes pretendem denunciar o facto de o Processo de Bolonha ter aberto as portas à privatização do Ensino Público na UE e seus estados-membros, e querem aproveitar a ocasião para responder às reformas educativas que estão a ser implementadas – a nível europeu.
Não é a primeira vez que se realiza em Euskal Herria um fórum de estudantes a nível europeu. Em 2006, representantes de 15 organizações estudantis de toda a Europa juntaram-se em Bakaiku (Nafarroa) para combater o Processo de Bolonha. Do encontro saiu a Declaração de Bakaiku e, no seu âmbito, foram organizadas iniciativas de protesto conjuntas.
A plataforma Para los Pueblos é composta por estudantes das várias nações «negadas» do Estado espanhol, surgida na sequência das mobilizações 11x12, em 2012. Integram-na as organizações Ikasle Abertzaleak, SEPC, Seira, Agir, Liga estudantil galega, Yesca, Xunta estudiantil asturiana e SAT juventud. / Ver: argia e topatu.eus
O MOVIMENTO OPERÁRIO EM NAFARROA
As «Jornadas sobre el movimiento obrero en Navarra» têm lugar dias 19, 20 e 21, no Civivox Sanduzelai (Iruñea), por iniciativa da Universidad Popular de Sanduzelai.
Patxi Abasolo, professor de História, irá dar as conferências «Cómo se formó la clase obrera en Navarra» e «La clase trabajadora en el franquismo», nos dias 19 e 20, respectivamente.
No dia 21, terá lugar a conferência «La lucha obrera de ayer y de hoy», «com a presença dos protagonistas». As iniciativas têm sempre início às 19h00. / Ver: Sanduzelai Leningrado
terça-feira, 17 de novembro de 2015
Em Fevereiro, Aiaraldea acolhe encontro de estudantes europeus «Forum To Fight»
Etiquetas:
encontro,
Esquerda Abertzale,
luta laboral,
Notícias