Depois da apresentação da sessão pelo membro da Ernai Mikel Ruiz, teve lugar a exibição de um vídeo do portal da Cubainformación TV, na sua versão em língua basca. Seguiram-se, então, as intervenções de Lázaro Oramas, Mustapha Alí e José Manzaneda, membros do órgão de informação referido e sócios da Euskadi-Cuba.
As intervenções centraram-se em três questões fundamentais: o diálogo Cuba-EUA, que os oradores consideraram um resultado da vitória da resistência de Cuba; as transformações internas no modelo socioeconómico da Ilha, que - sublinharam - não se encaminham para o capitalismo, mas para uma actualização do socialismo; e o papel e a caracterização da juventude cubana.
Às intervenções seguiu-se um debate em que se abordaram questões como as novas contradições da sociedade cubana, as estratégias para enfrentar a despolitização e a perda de valores após 25 anos de Período Especial ou o papel do turismo e do investimento estrangeiro na nova conjuntura económica. No final, a Ernai realizou uma Festa Cubana. / Ver: cubainformacion.tv [com mais fotos, de Ana Gil]