domingo, 1 de novembro de 2015

Travada para já a expulsão do refugiado saarauí Hassanna Aalia

Na sequência da intervenção da CEAR-Euskadi, a Audiência Nacional espanhola teve de confirmar o arquivamento do processo de expulsão aberto contra o activista saarauí Hassanna Aalia, que, mercê da acção da Polícia Nacional, esteve em risco de ser devolvido a um país onde a sua vida corre perigo.

A Comissão de Ajuda ao Refugiado em Euskadi afirma numa nota que, com esta decisão, a AN espanhola volta a pôr em evidência a má actuação da Polícia Nacional, marcada pela discricionariedade no que diz respeito às pessoas que solicitam asilo, e reafirma que é grave abrir um processo de expulsão a pessoas que correm perigo se forem devolvidas aos seus países de origem; exige, assim, que esta situação não se repita.

Considerando que este arquivamento é mais um obstáculo superado com vista à obtenção do estatuto de refugiado por Hassanna Aalia, a CEAR-Euskadi lembra que o saarauí não recebeu a protecção devida das autoridades espanholas e que o seu pedido de asilo político ainda espera por uma resposta da AN.

Aalia foi detido por agentes da Polícia Nacional espanhola em Burgos no dia 6 de Outubro. Apesar de existir uma medida que suspendia a sua saída de território espanhol, a Polícia decidiu instaurar-lhe um processo e propor a sua expulsão à Subdelegação do Governo espanhol em Burgos (Castela). / Ver: lahaine.org