sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Bloqueio contra a Venezuela impede Brasil de pagar dívida de electricidade

Em declarações a uma agência noticiosa, Aloysio Nunes, ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, disse que Brasília está a negociar com Caracas de forma a evitar que a empresa estatal Corporación Eléctrica Nacional (Corpoelec) corte o fornecimento de energia ao estado brasileiro de Roraima, no Norte do país e que faz fronteira com a Venezuela.

As sanções unilaterais impostas pela administração norte-americana e pela União Europeia (UE) contra a Venezuela impedem o Brasil de proceder ao pagamento da dívida, com o valor aproximado de 40 milhões de dólares, em energia eléctrica.

De acordo com a AFP, o diplomata afirmou que «o Brasil quer saldar a dívida» e que «a falta de pagamento se fica a dever à dificuldade de encontrar um caminho financeiro para enviar as divisas sem chocar com as restricções e sanções que são aplicadas pela Europa e pelos Estados Unidos à Venezuela».

Roraima é a única das 27 entidades federativas brasileiras que não está ligada ao sistema eléctrico nacional – refere a VTV –, recorrendo à importação de energia a partir da central hidroeléctrica do Guri, na Venezuela. (Abril)