domingo, 26 de agosto de 2018

O Movimento pró-Amnistia louvou a luta dos presos e refugiados bascos

Na manifestação de ontem, em Bilbo, exigiu a amnistia para todos. No dia 9 de Setembro, há nova mobilização, em Donostia.

Com o lema «Gudariak direlako, amnistia osoa!» [Porque são gudaris, amnistia total!], a manifestação deste sábado pelas ruas do centro de Bilbo, convocada pelo Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA), exigiu a libertação dos presos, refugiados e deportados políticos bascos.

Tal como em anos anteriores, o MpA aproveitou a Aste Nagusia [Semana Grande das festas de Bilbo] para fazer ouvir as suas reivindicações. Recorde-se que o MpA é composto por alguns dos que criticam a linha oficial da esquerda abertzale.

No comunicado lançado a propósito da manifestação, o MpA fez um apelo à luta em defesa da amnistia, sublinhando que todos os «gudaris» que se encontram na prisão ou são refugiados devem estar em liberdade, porque, entre outras coisas, lutaram pela independência e o socialismo, pelos direitos dos trabalhadores e pelo euskara, bem como contra a repressão dos estados ocupantes.

O MpA convocou uma nova manifestação para a capital guipuscoana, a 9 de Setembro, no segundo domingo de regatas. Parte às 13h do Boulevard e tem como lema «Gudariak direlako, amnistia osoa». / Ver: Berria

«Manifesto da mobilização, no original e traduzido para castelhano (com fotos)» (excerto)
Queremos que el mundo asuma que porque queremos vivir en paz defendemos la lucha de clases.

La reivindicación de la amnistía es el deber revolucionario de quienes pretendemos mantener encendida la llama de la lucha, es el hilo conductor que une a los que fueron con los que serán. Reivindicar la amnistía es apostar por el futuro apoyándonos en el legado político de de la lucha del pasado, es abrir las puertas a las luchas de mañana. La reivindicación de la amnistía nos recuerda que no seremos libres mientras unx solx siga atadx.

Exigimos la amnistía porque estamos orgullosxs de su lucha, para reivindicar el compromiso que sentimos hacia dicha lucha por la libertad, gritamos amnistía porque son gudaris. Jo ta ke irabazi arte! Gora Euskal Herria Askatuta! [Texto na íntegra em amnistiAskatasuna]