terça-feira, 14 de agosto de 2018

Mais de 5 milhões de crianças regressam às aulas na Síria

«Este ano, esperamos que cinco milhões de estudantes se dirijam aos centros de ensino no novo ano escolar [em Setembro], incluindo 50 mil em Ghouta Oriental», disse ontem Hazwan al-Waz, ministro da Educação da Síria, citado pela TeleSur.

O ministro explicou que tal é possível graças às operações do Exército Árabe Sírio – em conjunto com os militares russos –, na medida em que libertaram do terrorismo extensas zonas do país, o que, por seu lado, permitiu às autoridades sírias reconstruir e reparar muitas salas de aula destruídas.
[…]
Por seu lado, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Faisal Miqdad, salientou «a necessidade de reactivar a economia e reconstruir o país para que todos possam voltar», indica a HispanTV.

Na mesma ocasião, afirmou que Damasco conseguiu resistir aos seus inimigos devido à coragem dos sírios e ao apoio da Rússia, tendo denunciado que «países árabes bem conhecidos forneceram ajuda a grupos armados no valor de 137 mil milhões de dólares com o objectivo de destruir a Síria».

Recorde-se que o governo sírio acusou, em diversas ocasiões, vários países ocidentais e regionais de apoiarem grupos terroristas que operam na Síria, como os EUA, o Reino Unido e a França, a Arábia Saudita, o Qatar, Israel e a Turquia, entre outros. (Abril)