domingo, 12 de agosto de 2018

LAB critica Governo de Nafarroa por promover a precariedade

Numa nota, o sindicato denuncia a atitude do Executivo foral, que, em pleno mês de Agosto e sem que as «organizações dos trabalhadores fossem postas ao corrente da situação», deu início ao processo de contratação de trabalhadores para as empresas públicas navarras através de empresas de trabalho temporário (ETT).

Para o sindicato LAB, as empresas públicas navarras «deveriam ser um exemplo no que respeita às condições de trabalho e não transformar-se em mais um agente de precarização».

Para além disso, a organização sindical considera que este modelo de contratação conduz à violação de diversas normas no âmbito público, como sejam: o não cumprimento dos princípios de igualdade, mérito e capacidade na contratação de funcionários públicos (uma vez que a contratação é deixada a cargo das ETT); a não criação de emprego de qualidade; a alteração da confiança e da transparência entre funcionários e administração.

Neste sentido, o LAB exige que as empresas públicas navarras continuem a contratar funcionários directamente por via de concursos, tendo em conta o mérito e a capacidade, e que o novo modelo, que favorece a precariedade, não seja aplicado sob nenhuma circunstância.

Se isto não se verificar, o sindicato afirma que irá recorrer a todos os meios necessários para impedir qualquer alteração substancial nas condições laborais dos trabalhadores das empresas públicas. / Ver: LAB