domingo, 19 de agosto de 2018

É preciso «acabar com esta sangria», diz LAB sobre mortes em acidentes de trabalho

No passado dia 14, o sindicato LAB registou a 36.ª morte de um trabalhador num acidente de trabalho este ano em Euskal Herria (a nona em 21 dias) e a oitava no herrialde de Nafarroa. A organização sindical denuncia a situação, exige o apuramento de responsabilidades e quer que sejam tomadas medidas que ponham fim a «esta sangria».

Numa nota, o sindicato diz que esta grave situação «não é fruto do acaso, não é conjuntural», mas sim «estrutural». Por isso, exige medidas que conduzam à sua mudança e vai pedir responsabilidades.

«Os acidentes de trabalho não são desgraças. Há responsáveis e, como tal, solicitamos ao Governo de Nafarroa e aos demais agentes e instituições que dêem passos para erradicar as mortes nos postos de trabalho, tomando medidas e assumindo políticas de prevenção reais de tolerância zero para com as empresas», afirma o LAB.

«Enquanto o capitalismo fala da descida da taxa de desemprego, continua a matar os trabalhadores por via da precariedade», denuncia o sindicato, que acusa o patronato navarro de pôr os lucros acima da vida e da saúde dos trabalhadores.

Porque é direito dos trabalhadores ter «trabalho digno e uma vida digna», o sindicalismo de classe tem de dar uma resposta forte perante o actual cenário, mobilizando a classe trabalhadora e a sociedade em geral, defende o LAB. / Ver: LAB