quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A luta dá frutos: pré-acordo nas Artes Gráficas de Gipuzkoa

Numa nota, o sindicato LAB sublinha que, graças à luta dos trabalhadores do sector, o patronato pôs fim à atitude de imobilismo que mantinha nas negações. «Vale a pena lutar!»

Depois de os trabalhadores terem realizado concentrações, mobilizações e três dias de greve, a Adegi voltou à mesa das negociações com uma proposta que contempla um aumento salarial - em vez do congelamento antes proposto. Isto permitiu desbloquear o conflito e chegar a um pré-acordo, salienta o LAB numa nota emitida ontem.

Neste pré-acordo estão contemplados os objectivos traçados pelo sindicato nas negociações: garantia do poder aquisitivo e aumentos salariais acima do índice de preços ao consumidor; fechamento das portas à precariedade, deixando de fora o acordo vigente a nível estatal para as Artes Gráficas (daqui em diante, a Adegi não poderá ameaçar os trabalhadores com a aplicação do acordo vigente em Espanha); manutenção das condições laborais existentes, sem degradação.

O LAB saúda todos os trabalhadores do sector pela luta que travaram e pela determinação que demonstraram face à atitude fechada do patronato. «Vale a pena lutar», sublinha.

Se os plenários de trabalhadores aprovarem o pré-acordo, o acordo definitivo será assinado na próxima quinta-feira. / Ver: lab.eus