domingo, 25 de dezembro de 2016

Carvão para o Governo de Lakua pelos cortes nas prestações sociais

Na sexta-feira, o Olentzero deixou dezenas que quilos de carvão junto à delegação do Governo de Lakua em Bilbo, para denunciar a criminalização da pobreza e a política de cortes nas prestações sociais, que o Executivo de Gasteiz mantém há cinco anos.

O mítico carvoeiro basco continua a não gostar da actuação do Governo de Gasteiz e isso ficou claro esta sexta-feira, na delegação de Bilbo, até onde o Olentzero se dirigiu para deixar dezenas de quilos de carvão - e não para entregar prendas.

O Olentzero não gosta das «políticas anti-sociais» implementadas pelo Governo de Lakua, nomeadamente o corte de 7%, que se verifica desde 2012, nas verbas que o Lanbide (Serviço Basco de Emprego) gere e que se destinam, entre outras coisas, a complementos de pensões, incentivos ao emprego, Rendimento Mínimo e ajudas para acesso à habitação.

O Olentzero, que esteve acompanhado por representantes de colectivos sociais da Bizkaia, entende que as políticas anti-sociais conduzem a «pobreza, precariedade, despejos, perda de direitos, migrações forçadas e deterioração da qualidade dos serviços públicos», pelo que exige o seu fim. / Ver: herrikolore.org e Ecuador Etxea