quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

José Goulão: «A NATO em carne viva»

Agentes militares de países da NATO surpreendidos em plena actividade de apoio a organizações terroristas e um auditor da NATO que aparece morto quando investigava ligações terroristas têm, pelo menos, dois assuntos em comum: NATO e terrorismo.
[…]
Fica a realidade nua e crua. Sucedem-se os episódios que revelam as mãos sujas da NATO no patrocínio de actividades terroristas, e não apenas na tão celebrada «libertação» da Líbia. É a missão NATO em carne viva. (Abril)

«À espera de Trump: a crise sistémica global e alguns golpes» (odiario.info)
[De Jorge Beinstein] Enquanto a desglobalização segue o seu curso, as elites dominantes do planeta procuram desesperadamente preservar as suas posições, acentuam as suas disputas internas, começam a produzir salvadores pragmáticos de todo o tipo. Foi assim que irrompeu uma personagem grotesca como Donald Trump. Ou os neofascismos europeus emergentes e os já instalados na América Latina. Trata-se de tentativas ilusórias de recomposição de sistemas decadentes que aprofundam ao mesmo tempo o saque, a dinâmica parasitária já vista ao longo da história humana acompanhando e acelerando os declínios imperiais.