segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O preso político biscainho Tomas Madina foi libertado

Tomas Madina, Tomi, saiu ontem da cadeia de Foncalent (Alicante), depois de cumprir dois anos e meio de pena, segundo divulgou a Etxerat.

O galdakoztarra foi preso em Junho de 2014 pela Guarda Civil, acusado de ser membro da ETA e de ter tentado matar Patxi Lopez e Rodolfo Ares, membros do Executivo «socialista» de Gasteiz – que, como é do conhecimento público, não fizeram um nico de nada de mal ao povo e aos trabalhadores bascos. Nada.

Madina foi absolvido da tentativa de assassinato mas foi condenado por pertencer à organização armada basca. O Berria refere que, após a detenção, o biscainho esteve incomunicável durante alguns dias. Afirmou ter sido submetido a torturas enquanto esteve incomunicável. / Ver: Berria

APOIA A ETXERAT! IZAN ZAITEZ ETXERAT LAGUN!
A Etxerat, associação de familiares e amigos de presos políticos bascos, foi criada em 2002.

Para dar voz aos presos e exilados políticos bascos, apoiar os seus familiares, pedir as visitas, denunciar as numerosas violações de direitos humanos e organizar autocarros e furgonetas para todos aqueles que, de outra forma, não poderiam viajar até às prisões.

«Para prosseguir com força e sem descanso esse trabalho, precisamos da tua ajuda», lê-se no portal Etxerat. Por isso lançou a campanha «Etxerat Lagun».

Izan zaitez Etxerat lagun!Mais info: etxerat.eus 1 e 2