segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O «Kuba Eguna» celebra-se no sábado em Bilbo

No próximo sábado, 17, celebra-se a primeira edição do Kuba eguna [Dia de Cuba] em Euskal Herria. A festa é organizada pela associação de amizade e solidariedade Euskadi-Cuba, em colaboração com as associações da emigração cubana «Desembarco del Granma» e «Sierra Maestra».

O Kuba eguna irá prestar «uma sentida homenagem a Fidel Castro, Comandante da Dignidade, líder da Revolução Cubana e uma das grandes figuras políticas do nosso tempo», informa o Komite Internazionalistak.

O Kuba eguna será também uma jornada de aproximação à música, à dança, à religião e ao desporto de Cuba e fará suas as grandes reivindicações históricas do povo da Ilha face aos EUA: o fim do bloqueio económico, financeiro e comercial imposto; a devolução do território ilegalmente ocupado em Guantánamo; a indemnização pelos danos humanos e materiais causados ao fim de quase 60 anos de bloqueio; e o fim do financiamento milionário dos programas de ingerência, guerra mediática e desestabilização política na Ilha. / Ver: Komite Internazionalistak

Ver tb: «Comunicado do CPIG perante o falecimento do Comandante Fidel Castro Ruz» (ceivar.org)
[Comunicado do Colectivo de Presos/as Independentistas Galegos/as perante o falecimento do Comandante Fidel Castro Ruz] As guerrilheiras galegas/os presas/os saudamos firmes o Comandante Fidel Castro Ruz, agradecidos/as polo seu valioso exemplo revolucionário passado, presente e futuro. Seguimos e seguiremos!!