domingo, 11 de dezembro de 2016

Aitor Zabaleta foi homenageado em Anoeta

Aitor Zabaleta, apunhalado e morto há 18 anos por neonazis em Madrid, continua bem presente na memória dos antifascistas e da família txuri-urdin [azul e branca] em geral. Isso mesmo se pôde ver, este sábado, nas imediações do estádio de Anoeta, em Donostia, onde centenas de pessoas se juntaram para o homenagear. Beti gogoan, Aitor!
Aproveitando a realização do jogo entre a Erreala [Real Sociedad] e o Valência, centenas de pessoas reuniram-se, este sábado, nas imediações de Anoeta, junto à escultura que evoca Aitor Zabaleta, para homenagear o donostiarra e repudiar o fascismo.
O apoiante txuri-urdin, de 28 anos, foi apunhalado a 8 de Dezembro de 1998, pouco antes de um encontro entre o Atlético de Madrid e a Erreala a contar para a Taça UEFA. Nas imediações do estádio Vicente Calderón, um grupo de fascistas investiu contra os apoiantes azuis e brancos.
Depois de proteger uma criança, Aitor seguia com a sua companheira quando se viu cercado e foi esfaqueado. Faleceu no dia seguinte, num hospital de Madrid. / Ver: SareAntifaxista e aseh