quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O regime de Obama impediu Otegi de assistir às cerimónias fúnebres de Fidel

De acordo com a informação divulgada pela agência espanhola Europa Press, Arnaldo Otegi queria participar, em Havana, nas cerimónias fúnebres em homenagem ao desaparecido revolucionário Fidel Castro Ruz, mas o regime de Obama impediu-o de atravessar o espaço aéreo norte-americano.

Otegi, secretário-geral do Sortu (linha oficialista da esquerda abertzale), confirmou na sua conta de Twitter a proibição referida, pelo que não pôde embarcar num voo que partia do aeroporto de Biarritz (Lapurdi, EH).

O meio digital canarias-semanal.org afirma que, estando as autoridades americanas a par da viagem que Otegi queria realizar, a questão está agora em saber se o regime norte-americano dispôs da informação através dos seus próprios serviços ou se foram as autoridades espanholas a facultá-la.

Otegi afirmou que ia ser uma honra estar na Praça José Martí para homenagear o comandante Fidel e, via Twitter, acrescentou que, para a esquerda soberanista basca, o líder histórico cubano sempre fora e continuará a ser uma referência ética e política.

De acordo com o canarias-semanal.org, o dirigente do Sortu transmitiu os seus pêsames ao Partido Comunista de Cuba e à família do presidente desaparecido, e afirmou que, «com a firmeza das ideias de Fidel, este mundo continuará a construir alternativas ao actual estado de coisas». / Ver: lahaine.org