terça-feira, 27 de dezembro de 2016

MpA promove concentrações junto aos hospitais pela liberdade dos presos doentes

Recordando os casos de Ibon Fernández Iradi, Manu Azkarate e Aitzol Gogorza, e exigindo a libertação de todos os presos políticos bascos doentes, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) da Bizkaia vai realizar concentrações junto aos hospitais de Basurto, Gurutzeta e Galdakao, no dia 29 de Dezembro, às 19h00.

Numa nota recente, o MpA recordou o caso de Ibon Fernández Iradi, há 13 anos preso, com esclerose múltipla, e que um juiz francês decidiu manter na prisão, há poucos dias; bem como o de Manu Azkarate, doente, preso e exilado, recentemente detido - de forma violenta - pela Polícia francesa e extraditado para o Estado espanhol.

No dia 20, Aitzol Gogorza, que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo, teve de ser hospitalizado de emergência, depois de uma crise - já não é a primeira vez que tal acontece -, sendo medicado e novamente levado para a cadeia. / Ver: aseh

Karlos Trenor foi libertado
O advogado donostiarra, membro do diário Egin, foi condenado no âmbito do macro processo 18/98, e passou nove anos na cadeia. No domingo, saiu da prisão de Ocaña II (Toledo), onde era esperado por amigos e familiares.

Trenor, de 72 anos, partiu com destino ao bairro donostiarra de Egia, onde foi recebido de forma calorosa. / Ver: Berria