sábado, 3 de dezembro de 2016

Guarda Civil impediu concentração de apoio aos jovens de Altsasu frente à cadeia de Soto del Real

Segundo revela o La Haine, estava agendada para hoje uma marcha à prisão de Soto del Real, onde se encontram cinco dos sete jovens a quem a juíza Carmen Lamela deu ordem de prisão, na sequência de uma zaragata com agentes da Guarda Civil num bar da localidade navarra de Altsasu, em meados de Outubro, e que a mass merdia espanhola conseguiu transformar num «linchamento» e, agora, num «crime de terrorismo».

À gente que vinha de Euskal Herria, em dois autocarros, para apoiar os moços iam juntar-se cerca de duas dezenas de pessoas de Madrid. Ao todo, deveriam ser umas 130-140 pessoas, contando com os familiares dos jovens presos, que tiveram visita esta manhã.

Mal os autocarros chegaram à zona de estacionamento da prisão e os seus ocupantes começaram a sair, a Guarda Civil procedeu à sua identificação e confiscou-lhes qualquer objecto que levassem: «desde saca-rolhas a bandeiras e pancartas, passando pelas letras amarelas da manifestação do sábado passado e que compunham a frase "7ak ETXERA", tudo...», disseram os visados.

Os guardas disseram-lhes que não tinham autorização e ameaçaram multá-los de forma pesada se tentassem fazer alguma coisa. Perante a ameaça, os presentes decidiram cancelar a acção solidária e de protesto, ainda que prometendo voltar. / Ver: lahaine.org