terça-feira, 27 de dezembro de 2016

«Catorze anos sem Joe Strummer»

[De Bruno Carvalho] Escrevi-o há quatro anos e creio que continua actual. [...] À revista Sete, Joe Strummer assumiu o direito da ETA de lutar pela independência, criticou severamente as Brigadas Vermelhas e revelou-se simpatizante do IRA. [...] As letras dos The Clash revelaram-se hinos autênticos de uma juventude amordaçada. Cantaram aos trabalhadores, aos imigrantes, aos que lutavam contra o fascismo e o imperialismo. (manifesto74)

«A vergonha, a cólera e a traição de Tsipras» (resistir.info)
[De Jacques Sapir] A situação da Grécia hoje é a tal ponto dramática que o FMI, que já viu muitas, conclama as instituições europeias a autorizar as medidas tomadas pelo governo grego e a anular uma parte importante da dívida grega.
[...] Isso mostra bem, como se fosse necessário, que a capitulação de Julho de 2015 não serviu para nada. Só uma política de ruptura com as instituições europeias, e com o Eurogrupo, poderia permitir à Grécia reencontrar uma esperança. Não há futuro para a Grécia se permanecer na zona euro, nem tão pouco para os outros países do Sul da Europa.