quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

400 pessoas protestaram contra encarceramento de Xabi Agirre

A concentração, convocada pelo movimento Eleak, teve como objectivo denunciar a detenção e o encarceramento de Agirre, esta semana. O facto ocorreu sem que o Supremo Tribunal (ST) se pronunciasse sobre a pena a que a AN espanhola o condenou.

Centenas de pessoas protestaram ontem ao fim da tarde, na Praça da Virgem Branca, em Gasteiz, contra o encarceramento do seu conterrâneo Xabier Agirre – na cadeia de Soto del Real (Madrid) –, sem que o ST tenha tomado uma decisão sobre o recurso do jovem contra a pena de seis anos e meio de prisão a que a AN o condenou em Novembro do ano passado, informaram a Hala Bedi Irratia e o Gasteizko Harresia.

O jovem encontrava-se em liberdade condicional e recebeu ordem de prisão quando se dirigiu a tribunal para rever o caso. Agirre tinha sido detido em Outubro de 2011 na Bélgica, juntamente com o refugiado Ventura Tomé, e extraditado para o Estado espanhol.

Comunicados de repúdio
O Sortu repudiou esta situação, referindo que, quando Agirre se encontrava em liberdade, a AN espanhola o acusou de um «novo crime», o «de integração em organização terrorista»; de acordo com a sentença, este baseia-se «na relação que teve com o colectivo de refugiados e o convívio com outros refugiados na Bélgica».

Por seu lado, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão, criticando fortemente a detenção e o encarceramento, abordou a natureza e o propósito do «tribunal fascista» que é a AN espanhola. «Não reconhecemos qualquer legitimidade ao Estado espanhol e à Audiência Nacional para condicionar a vida e a actividade política dos cidadãos bascos, e continuaremos a lutar com firmeza até que deixem Euskal Herria em paz», afirma. / Ver: eitb.eus e amnistiaaskatasuna