domingo, 31 de janeiro de 2016

Yolanda González terá uma praça com o seu nome em Deustuibarra

Após muita insistência, os moradores de Deustuibarra conseguiram que a Câmara Municipal de Bilbo aceitasse a proposta de atribuir o nome de Yolanda González Martín a uma praça do bairro, e ontem comemoraram esse facto na «praceta». A bilbaína, militante do Partido Socialista dos Trabalhadores e estudante em Madrid, foi raptada e assassinada por elementos da extrema-direita espanhola a 1 de Fevereiro de 1980, com 19 anos.
Na homenagem de ontem, promovida pelos moradores do bairro por ocasião do 36.º aniversário do assassínio de Yolanda, houve especial menção ao facto de a petição finalmente ter dado frutos, sendo do conhecimento público há mais de uma semana que a Praceta Yolanda González Martín vai existir.
Do programa fez parte a leitura de uma carta por uma amiga da jovem militante, a interpretação de alguns temas por Eneko, cantautor do bairro e membro da associação de moradores, e um aurresku de honra, antes de os presentes colocarem cravos vermelhos junto a um mural. A Polícia também fez questão de aparecer, para identificar quem estava na praceta. / Ver: SareAntifaxista e Twitter