Em Abril, decorre o julgamento de cinco navarros acusados de ser membros do Ekin. A realização do festival Aztnugal Rock, em Iruñerria [comarca de Pamplona], tem como propósito juntar dinheiro para fazer frente às custas do processo. A data – 13 de Fevereiro – não foi escolhida ao acaso, pois é o Dia contra a Tortura.
O julgamento de Jon Patxi Arratibel, Iñigo Gonzalez, Gorka Mayo, Iker Moreno e Gorka Zabala realiza-se na Audiência Nacional espanhola de 14 a 21 de Abril. Em Janeiro de 2011, foram detidos por ordem do juiz Fernando Grande-Marlasca, torturados pela Guarda Civil e encarcerados, sendo acusados de pertencer ao Ekin. Recentemente, souberam que o Ministério Público pede oito anos de cadeia para cada um.
Em Novembro, lançaram a campanha Aztnugal, mediante a qual querem divulgar o seu caso. «Aztnugal» é «laguntza» [ajuda] ao contrário e foi a assinatura que Jon Patxi Arratibel usou no depoimento – para pedir ajuda, esperando que alguém pudesse notar a tortura a que estava a ser submetido. Em Maio deste ano, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado espanhol por não ter investigado as suas denúncias de tortura. / Ver: topatu.eus / Mais info: aztnugal.org e aztnugal.org
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
Dia 13 de Fevereiro, festival Aztnugal Rock em Iruñerria
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
cultura,
Detenções,
Esquerda Abertzale,
música,
Notícias,
Repressão,
Tortura