sábado, 9 de janeiro de 2016

Mais de 70 mil clamam pelo fim da dispersão em Bilbo e Baiona

Cerca de 71 mil pessoas [contagem do Gara] participaram esta tarde, em Baiona e Bilbo, nas manifestações convocadas pela Sare e Bagoaz para exigir o fim da dispersão, a libertação dos presos gravemente doentes e o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos.
63 mil pessoas em Bilbo e 8000 em Baiona participaram hoje nas mobilizações, que se realizaram à mesma hora nas duas capitais bascas, em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, com especial incidência na questão da dispersão e da libertação imediata dos que têm doenças graves.
É a primeira vez que a habitual manifestação do início do ano contra a cruel política prisional aplicada pelos estados espanhol e francês se realiza em dois locais do território basco. A de Baiona arrancou às 17h15 e a de Bilbo só às 17h30, esperando pelas muitas pessoas que se encontravam nos autocarros, presos nos engarrafamentos à entrada da cidade.
No acto final, que contou com um momento cultural variado - actuaram, entre outros, os Oreka TX e os bertsolaris Julio Soto e Alaia Martin -, Xabier Euzkitze, Zuriñe Hidalgo e os representantes da Bagoaz denunciaram a «cruel política penitenciária» e recordaram o «sofrimento semanal de milhares de pessoas que têm de percorrer centenas de quilómetros» para ver os seus familiares e amigos, presos políticos bascos. / Ver: naiz, ahotsa.info, Berria e kazeta.eus

Milhares em Bilbo contra a dispersão [Argia]