segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Forte repressão policial contra a juventude em Tolosa

Na sequência do despejo recente do centro juvenil autogerido [gaztetxe] Ezpala, em Tolosa (Gipuzkoa), a juventude da localidade não ficou de braços cruzados e no sábado, depois de uma manifestação pelas ruas da antiga capital guipuscoana, voltou a tentar ocupar um novo edifício. A tentativa foi sabotada com grande violência por parte da Polícia ao serviço da burguesia basca.

No sábado, cerca de 200 pessoas aderiram à manifestação convocada pela Tolosako Gazte Asanblada [Assembleia Juvenil de Tolosa] em defesa do Ezpala Gaztetxea. A meio da acção de protesto, um grupo de jovens tentou ocupar um novo edifício, pertencente ao Município. Cerca de 30/40 ficaram sentados à entrada.

Ficaram ali sentados um bom bocado, sob o olhar de agentes da Ertzaintza, que seriam reforçados por diversas unidades móveis enviadas pelo Departamento de Segurança de Lakua. Por volta das 19h00, os jovens que estavam sentados à entrada do edifício, muito apoiados por outros nas imediações, começaram a ser retirados e identificados pelos polícias. A Assembleia denuncia uma intervenção policial violenta, em que, afirmam, os jovens foram insultados e levaram bastonadas, estalos, pontapés.

TGA okupazioa eta eraikinaren hustea [Tolosaldeko ataria]Ver: BorrokaGaraiaDa, tolosaldeko ataria, topatu.eus e topatu.eus