sábado, 23 de janeiro de 2016

Ekinklik: Urte bat irudietan / Um ano em imagens

O colectivo navarro de «intervenção fotográfica» Ekinklik Argazkiak é formado por gente que utiliza a fotografia como uma forma de activismo político e de intervenção social.

No seu portal, o Ekinklik afirma querer ser uma ferramenta ao serviço de todas as pessoas e organizações «que lutam por um mundo radicalmente diferente» e, nesse sentido, pretende que a sua fotografia não se limite ao «simples retrato realizado à distância». É também neste sentido que afirmam não querer ser «meros observadores ou "fugazes visitadores"», defendendo que, para expressar um facto, precisam de entender, partilhar, participar. «Temos de ser, em suma, parte do processo», concluem.

2015: urte bat irudietan / un año en imágenesNeste resumo, mostra-se imagens das muitas lutas travadas, a diversos níveis, ao longo de 2015, no País Basco – particularmente em Nafarroa. A nível do Estado espanhol, é dado destaque às grandes mobilizações ocorridas na Catalunha. Até 12 de Fevereiro, está patente na Zabaldi, em Iruñea [Pamplona], a exposição «2015: urte bat irudietan / un año en imágenes», organizada pelo colectivo. / Ver: ekinklik.org e Sanduzelai Leningrado